Um livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive. (Padre Antônio Vieira)

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Fora Golpistas

O discurso histórico de Rubens Paiva na madrugada do golpe contra Jango

Ouça o discurso histórico e corajoso de Rubens Paiva em defesa da legalidade e convocando o povo a resistir ao golpe militar que depôs o presidente João Goulart

rubens paiva discurso
Rubens Paiva (Arquivo)

É histórico o áudio do discurso [vídeo abaixo] do deputado federal por São Paulo, Rubens Paiva – feito na madrugada do dia 2 de abril de 1964 -, convocando o povo a resistir ao golpe civil-militar do dia anterior e em defesa da legalidade do presidente João Goulart, que acabara de ser deposto.

A gravação foi transmitida ao vivo pela Rádio Nacional e mostra Rubens Paiva convocando trabalhadores, estudantes e o povo paulista a não se entregarem aos militares, que classificou como "fascistas" e "golpistas".

A filha de Rubens, quando ouviu a gravação pela primeira vez, no ano passado, ficou emocionada. "Foi uma emoção sem par para toda a família, depois de 43 anos, ouvir a voz de Rubens Paiva. Naquele tempo, a gente não tinha condição de guardar a voz. Tudo o que temos são fotos e algumas imagens, mas sem voz", disse Vera, emocionada.

Para ela, ouvir a voz do pai 43 anos depois fez despertar um orgulho profundo. "Orgulho profundo em ver a atitude dele de sair de São Paulo, onde morávamos, e ir até a Rádio Nacional, no Rio, para, em um ato de coragem, apoiar a legalidade", revelou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivos Malucos

Seguidores