Um livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive. (Padre Antônio Vieira)

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Reitores de instituições federais se manifestam contra impeachment


"Nosso braço erguido pela defesa da continuidade do governo da presidenta Dilma Rousseff, até o fim de seu mandato em 2018, pela democracia brasileira, legítimo e inalienável patrimônio de todos!", diz o documento; leia na íntegra

por Redação

Nesta quinta (10), reitores e pró-reitores de 41 universidades e institutos técnicos federais apresentaram uma nota de repúdio à abertura do processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff. A carta foi entregue ao ministro-chefe da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, com a presença da senadora Fátima Bezerra (PT-RN) e dos deputados federais Sibá Machado (PT-AC) e Maria do Rosário (PT-RS).

O presidente eleito do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Marcelo Machado, fez a leitura do texto, no qual consta:  "Democracia pressupõe acesso, justa partilha de renda e garantia de direitos a todos. Supõe, sobretudo, a dimensao, necessaria e imprescindivel, que é a do respeito ao poder legalmente constituido. Assistimos, portanto, a uma tentativa nao apenas de usurpar o mandato da presidenta do Pais, mas a de vilipendiar direitos históricos sociais adquiridos".

"Não é possível que o impeachment, um instrumento democrático e constitucional seja usado de forma leviana e irresponsável por aqueles que querem simplesmente tomar conta do Estado brasileiro para usá-lo ao seu bel-prazer", disse Berzoini, em resposta à entrega da carta.

A presidenta, que está na Argentina, já expressou seu contentamento pela iniciativa dos reitores em defender a legitimidade do governo.

Leia abaixo a íntegra do documento:
Reitores da Rede Federal em defesa do Estado Democrático de Direito

Nós, reitoras e reitores das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, diante das ameaças que, no atual momento, colocam em risco o Estado Democrático de Direito, fissuram importantes conquistas que marcam a política pública em nosso país no que se refere à construção de uma nação mais justa e inclusiva, embaçam as aspirações e a luta por uma pátria verdadeiramente livre e soberana, vimos a publico, revestidos do tônus republicano e democrático, manifestar veemente posição contra qualquer ipo de confisco à democracia e à República Brasileira.

Democracia pressupões acesso, justa partilha de renda e garantia de direitos a todos. Supõe, sobretudo, a dimensão, necessária e imprescindível, que é a do respeito ao poder legalmente constituído. Assistimos, portanto, a uma tentativa não apenas de usurpar o mandato da presidenta do Pais, mas a de vilipendiar direitos históricos sociais adquiridos.

Como dirigentes de instituições públicas, eleitos que fomos, e educadores que somos, com uma jornada profissional de reconhecida dedicação à Educação Profissional e Tecnológica, temos o dever de sempre pautar nossas ações pelo compromisso social, pela democratização e perenidade de Políticas Publicas voltadas para a Educação, pelo acesso aos bens e pela defesa da instituição publica.

Sendo assim, com a responsabilidade que nos é outorgada pela sociedade, temos o dever de vir a a público defender um ideário que responde aos anseios da população brasileira. Nossa bandeira é a da Educação e a nossa luta é pelas pessoas, pela grandeza do país! Evocamos o apoio popular para estancar esse golpe vergonhoso, que fragiliza os poderes da República e macula a imagem do povo brasileiro e de sua nação.

Nosso braço erguido pela defesa da continuidade do governo da presidenta Dilma Rousseff, até o fim de seu mandato em 2018, pela democracia brasileira, legítimo e inalienável patrimônio de todos!

Brasília, 10 de dezembro de 2015.

59 Reunião Ordinária do Conselho Nacional das instituições da Rede Federal de Educação profissional, Científica e Tecnológica (Conif)

* Foto de capa: Naiara Pontes/SG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivos Malucos

Seguidores