Um livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive. (Padre Antônio Vieira)

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Cinco animais que usam 'olhos falsos' para enganar ou seduzir

Olhos são belos, misteriosos, encantadores. Mas eles também podem enganar - sobretudo no reino animal. Muitas espécies têm "olhos falsos" em seus corpos, um artifício para enganar seus predadores e sobreviver na natureza.
Conheça abaixo alguns exemplos de "olhos falsos".

CENTOPEIA COM OLHAR DE COBRA


É um desafio para os biólogos que trabalham com evolução das espécies determinar o porquê de alguns corpos terem desenvolvido partes em formatos semelhantes aos dos olhos.
Em alguns casos, não há indícios de que essas características sejam percebidas como olhos pelas demais espécies.
Mas há casos em que cientistas acreditam ter obtido respostas satisfatórias. John Skelhorn, da universidade britânica de Newcastle, fez uma experiência de como pássaros reagem a centopeias que possuem olhos falsos e se assemelham a cobras.
No experimento, os cientistas também criaram massas comestíveis em formato de centopeias, com olhos falsos pintados em diversas partes do corpo. O objetivo era determinar como a posição do olho falso no corpo era percebido pelo pássaro, e se isso influenciava a sua decisão de atacar a presa.
A pesquisa confirmou a hipótese dos cientistas: pássaros evitam atacar centopeias que possuem olhos falsos em lugares que as deixam parecidas com cobras.

BORBOLETAS COM OLHOS NAS ASAS


Outras espécies parecem usar olhos falsos em outro sentido: para desorientar seus predadores, em vez de imitar outras espécies.
Uma pesquisa semelhante à que foi feita com as centopeias foi repetida com borboletas pelo cientista Martin Stevens, da universidade britânica de Exeter. Nessa experiência, eles colocaram borboletas reais ao lado de borboletas falsas, e testaram vários formatos diferentes de "olhos" nas asas.
Algumas asas tinham olhos com borda preta e interior branco; em outras, o formato era retangular, em vez de circular. Nesses casos, o comportamento dos pássaros não variou.
O que influenciou mesmo na reação dos pássaros foi o contraste. Borboletas cujos olhos falsos apresentavam um grande contraste de cores com as asas foram evitadas pelos predadores, o que sugere que a função do adorno é desorientar os pássaros.

SAPO COM OLHAR TÓXICO


Um sapo brasileiro conhecido como Physalaemus nattereri ou Eupemphix nattereri tem olhos falsos em cima das patas traseiras. A característica física ajuda os sapos a escapar de predadores como pássaros.
Os olhos falsos podem crescer de tamanho. Quando o predador se aproxima, um disco escuro no centro do olho falso solta uma substância tóxica. O veneno produzido é tão potente que pode matar 150 camundongos.
Corujas que tentam se alimentar do sapo acabam vomitando o animal inteiro.

ARANHAS QUE ATRAEM COM OLHOS FALSOS


Olhos falsos nem sempre são usados para fugir de predadores. Às vezes eles são usados para atrair o sexo oposto.
Aranhas possuem muitos olhos, e alguns deles são falsos. No caso de algumas aranhas do gênero Maratus, típicas da Austrália, eles estão localizados no abdômen do macho. O objetivo, assim como no pavão, é atrair fêmeas.
O animal usa todos os mecanismos possíveis para seduzir, com um festival de cores e movimentos. Todo esse espetáculo foi capturado pelas lentes do entomologista Jurgen Otto e publicado na internet. Assista ao vídeo aqui.
Com seu tamanho de apenas 4 milímetros, os machos dão um show com seu "arsenal" no abdômen. O ritual todo de sedução pode durar até 50 minutos.

PAVÕES SEDUTORES


Outra espécie que também possui padrões parecidos com olhos são os pavões. O objetivo do adorno é o mesmo das aranhas: seduzir o sexo oposto. Pavões possuem mais de 150 penas, cada uma delas com um formato semelhante ao de olhos, só que repletos de cores.
Os pesquisadores já observaram 34 espécies diferentes da ave, tentando entender quais os aspectos dos olhos falsos dos machos que mais atraem as fêmeas. O sucesso, segundo um dos estudos, estava na coloração azul e verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivos Malucos