Um livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive. (Padre Antônio Vieira)

sexta-feira, 13 de outubro de 2023

MCGARRY, Kevin. O contexto dinâmico da informação

MCGARRY, Kevin. O contexto dinâmico da informação: uma análise introdutória. Brasília: Briquet de Lemos, 1999. 206 p.

 

Mcgarry (1999, p. 2) reconhece o "contexto dinâmico" e os muitos "usos e contextos do termo informação" no cabeçalho de assuntos do Information Science Abstracts. O autor reconhece que há de fato a "realidade externa" ao usuário que é a própria origem à informação, que por sua vez, é utilizada pelos usuários de uma miríade de maneiras. Ainda que as muitas aplicações do termo informação interesse a temática do contexto e seja o contexto da própria palavra informação, o foco no presente estudo é outro, um viés que interessa mais o mundo externo de que fala o autor. É possível afirmar ser esta realidade externa o contexto do usuário. E o autor aponta a importância desse contexto para definir o termo informação. Para Mcgarry (1999, p. 6-7) "informação é o termo que designa o conteúdo daquilo que permutamos com o mundo exterior ao ajustar-nos a ele". O autor questiona: "como o mundo exterior se situa nesta análise básica da informação?". A resposta pode estar contida no entendimento do contexto. O autor ainda classifica "pacotes de informação ou estímulos" que o mundo real impõe aos sentidos dos usuários como "eventos". Os eventos podem ser entendidos como o que chama de "atos de aprendizagem", em que existe um usuário, envolto num contexto advindo de algum evento ou parte do mundo real, pois são "coisas que acontecem; condições ou objetos que existem para um ou vários seres humanos [...] algo que acontece num breve espaço de tempo". Mas para o autor existem eventos "internos e externos". Pode-se também entender esses eventos como o contexto imediato em que o usuário está inserido, como o momento de atravessar uma rua por exemplo. Assim, pode-se inferir que a Figura torna-se um pouco mais complexa, através do contexto interno do usuário.

 

Labor

Segundo Mcgarry (1999, p. 6-7) "o dia inteiro, todo dia, captamos informações por meio de nossos sentidos. O dia inteiro, todo dia, rejeitamos as informações que julgamos irrelevantes para nossas necessidades e propósitos". Segundo o autor "para todos nós a principal atividade de nossas vidas envolve tomar decisões ou reagir ao mundo dos eventos".

 

Contexto

E como situar-se na realidade se esta é extremamente dependente de nossas percepções e respostas ao tempo-espaço? Segundo Mcgarry (1999, p. 8-9) aponta que o "tempo-espaço são os contextos básicos dos processos de raciocínio" e a própria "essência de nossa humanidade", sendo que o tempo é a mais "fundamental e primitiva experiência do mundo" e é sinônimo de "transformação", um "fluxo unidirecional que aponta como uma flecha para o futuro. Segundo o autor "ovelhas a pastar satisfeitas na colina não têm tal conceito" e não tem consciência do que veio antes e do que virá no futuro. Ainda segundo o autor questões do tipo "quando" e "onde" são formas de organização do tempo espaço e "podem surgir tanto em conceitos passados quanto futuros". Estaríamos perdendo as noções sobre o tempo -espaço e nos tornando incapazes de responder questões como "quando e onde?", incapazes de localizar os eventos no tempo-espaço e reconhecer nosso próprio futuro?

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivos Malucos